ESPECIAL CAVALEIROS DO ZODIÁCO

E aí galera, tudo bem com vocês?

CDZ

Nesse post especial vou falar de Cavaleiros do Zodíaco, que sem duvida alguma foi a primeira série que me prendeu na televisão, lembro que no seu auge a finada Rede Manchete exibia em dois turnos a animação e alguns momentos, ainda utilizou horários nobres, tanto foi o sucesso alcançado. As brincadeiras da escola, a conversa com os amigos, reuniões de família e tudo o que envolvia a infância naquele período era lembrado e muito discutido. Outra referência muito importante da época foram as revistas Herói, que contavam muitas histórias e curiosidades da animação, além de outros desenhos e séries do momento. Acredito que por se tratar de um desenho de ação (bastante sangue e violência) com referências da cultura grega, que até aquele momento nunca havia sido explorado, tenham conquistado tantos fãs em todo o mundo.

 

Um pouco da história

A história acompanha cinco guerreiros místicos denominados “Cavaleiros”  que lutam vestindo Armaduras Sagradas, derivando dos desenhos das várias constelações, as quais os personagens adotam como seus destinados símbolos protetores. Esses cavaleiros juraram defender a reencarnação da deusa grega Atena (Saori) em sua batalha contra outros deuses que querem dominar a Terra.

Tanto o mangá principal quanto a adaptação do anime fizeram muito sucesso em vários países europeus e latino-americanos, como França, Itália, Espanha, Portugal, México, República Dominicana, Peru, Argentina, Colômbia, Equador, Chile e Brasil. Quatro filmes foram mostrados nos cinemas japoneses em 1987-1989. O anime foi cancelado e ficou inacabado em 1989, deixando uma saga do mangá sem animação. No entanto, em 2002, a Toei Animation continuou o anime na forma de três séries de OVA (a última acabou em 2008), a fim de adaptar os arcos restantes do mangá, acompanhando este renascimento da franquia, um quinto filme foi exibido em 2004. Um sexto filme (que é em CGI) estreou no Japão no dia 21 de Junho de 2014, e teve sua estreia nos cinemas do Brasil em 11 de Setembro de 2014.

 

Algumas curiosidades

Quando Masami Kurumada estava no processo de criação do mangá, o nome do cavaleiro de pégaso seria Rin, e o título “Ginga no Rin” (Rin da Galáxia). Depois Kurumada mudou o nome do personagem para Seiya, por julgá-lo mais adequado, isto porque em kanji, Seiya significa “flecha estelar” (uma referência à constelação de sagitário, signo de Seiya e do próprio Kurumada). Finalmente, o título foi mudado para Saint Seiya porque os defensores de Atena seriam chamados de “santos cavaleiros.

 

No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma “anime-mania”. Em outros países latino-americanos (como por exemplo, no México e na Argentina) o sucesso também foi grande. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan nos anos 90, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.
A ideia de utilizar mitologia como pano de fundo serviu de inspiração para outros animes como Samurai Warriors e Shurato.

Pode afirmar-se que a série deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi junto com Captain Tsubasa, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

 

 

Apesar de ser baseada na mitologia dos zodíacos, a série apresenta elementos de diversas outras mitologias e Religiões. Essa mistura é explicada pelo Hipermito (uma teoria com informações sobre o enredo da série, lançado em 1988 com o objetivo de explicar dúvidas deixadas pelo anime e pelo mangá).

 

Os Cavaleiros de Ouro vêm de várias localidades espalhadas pelo mundo inteiro. E como representante brasileiro dentre os guerreiros dourados, temos o Cavaleiro de Touro, Aldebaran.  Talvez isso venha a explicar o “jeitinho” que ele deu pra deixar Seiya e seus amigos prosseguirem.

 

Uma coisa que sempre foi um tanto quanto surreal em Cavaleiros do Zodíaco, foi a retratação da idade dos Cavaleiros. Não somente é bizarro que os Cavaleiros de Bronze tenham em média 13 anos, de acordo com a matemática, como quando Shura, de Capricórnio, assassinou Aioros, o Cavaleiro tinha apenas 10 anos de idade.

 

Já faz algum tempo que nós sabemos que, na verdade, teríamos uma 13ª armadura de ouro no anime de Next Dimension, o Cavaleiro de “Serpentário”, Odisseu de Ofiúco.

 

Um detalhe que muita gente não sabe é que Ikki foi o único Cavaleiro de Bronze que conseguiu ampliar seu Cosmos ao ponto de usar a Armadura de Fênix. Nem antes, nem depois dele, existiu outro cavaleiro com essa capacidade.

 

Conta a lenda que o rei do pop Michael Jackson era tão fã da série que as armaduras dos cavaleiros serviram de inspiração para a tour do cantor “World History”.

 

O diretor fracês do remake “Fúria de Titãs” (2010), Louis Leterrier, se declarou fanático do desenho e confessou que as armaduras utilizadas no filme foram inspiradas na série japonesa como uma forma de homenagem.

 

Eles viraram mania nacional e durante os dois primeiros anos manteve uma audiência média na casa dos 16 pontos, garantindo o segundo lugar isolado de audiência nas suas duas exibições diárias. A série ia ao ar pela manhã, dentro do Dudalegria e era reprisada no final da tarde, no Clube da Criança. Com a extinção desses dois programas, manteve seus horários originais, mas como um programa solo na grade de programação. Ia ao ar às 10h15 e 18h15, cada seção com 45 minutos de duração.

 

Então galera, lembravam ou já conheciam essas informações?

 

 

 

 

3 comentários em “ESPECIAL CAVALEIROS DO ZODIÁCO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: