MEUS MELHORES FILMES DE FUTEBOL

E aí galera, tudo bom com vocês?

 

Como estamos em período de Copa do Mundo, vou selecionar o meu TOP FIVE filmes de futebol.

Gol! – O Sonho Impossível

Esse filme conta a história da maioria de jogadores de futebol brasileiro, porém dessa vez acontece na pele de um pobre mexicano, criado nos EUA, que deseja jogar futebol para ter uma vida melhor. Durante um jogo ele foi observado por um olheiro inglês, que o convidou para um teste no New Castle. Depois de muitos problemas para chegar até a Europa, ele inicia sua trajetória com muitas dificuldades, desconfiança e preconceitos.

Ano – 2005

Curiosidades

Ele é a primeira parte de três filmes, que contam o restante da sua trajetória pelos gramados europeus.

Presença de ilustres convidados como Zinedine Zidane, Ronaldo, Roberto Carlos entre outros.

Patrocinado pela FIFA, Premiere League e Adidas.

Fuga para a Vitória

A história se passa durante a segunda guerra mundial, com esse quadro um grupo de presos é desafiado a disputar uma partida de futebol contra o time de nazistas. O objetivo principal dessa partida seria uma grande propaganda do nazismo, enquanto para os detentos surgia uma boa oportunidade de fuga.

Ano – 1981

Curiosidades

Além dos famosos atores Sylvester Stallone e Michael Caine, duas das maiores estrelas de futebol de todos os tempos participaram Pelé e Bobby Moore.

Ele é similar em enredo à dois filmes europeus anteriores. Dois meio-tempos no inferno (Két félidö um pokolban, 1963). Vencedor do Prêmio da Crítica no Festival de Cinema de Boston 1962, este filme contou de um jogo de futebol entre os prisioneiros de guerra aliados e soldados alemães e realizado no aniversário de Adolf Hitler. É é também semelhante a trama do filme Russo, Tretiy taym (1964).

Stallone recebeu treinamento do goleiro Inglês vencedor da Copa do Mundo, Gordon Banks.

Além de atuar no filme, Pelé também ajudou a coreografar todas as jogadas dentro de campo.

Pelé Eterno

Esse é um documentário que aborda a história do maior jogador de todos os tempos, nele podemos ver diversos gols, dribles e jogadas durante sua carreira. Acompanham as cenas comentários de outros atletas e de Edson Arantes do Nascimento o Rei Pelé.

Ano – 2004

Curiosidades

Pelé Eterno exibe 400 gols, 3 mil fotografias, 210 narrações de gols, 150 depoimentos de amigos, jogadores, ex-companheiros, celebridades, 70 acervos pesquisados, dezenas de imagens inéditas recuperadas, 1500 manchetes de época no mundo inteiro e recriação digital de gols desaparecidos.

Foram coletadas 25 horas de imagens de gols e jogadas, que serviram de base para a confecção do filme. Mesmo com este material, dois dos mais famosos gols foram recriados digitalmente, pelo fato de não terem sido encontradas imagens que os documentem. São o gol de placa feito contra o Fluminense, no Maracanã, em 1961 e o famoso “gol da Rua Javari”, considerado pelo próprio Pelé como sendo o mais bonito de sua carreira e tendo sido marcado no jogo Santos 2 x 1 Juventus, em 2 de agosto de 1959.

O filme mostra pela primeira vez Pelé no Maracanã, aos 17 anos, marcando seus primeiros gols, com a camisa do Vasco da Gama, no Combinado Santos e Vasco. Também a imagem de Pelé estreando na seleção Brasileira em 1957 no Maracanã, a inusitada cena de Pelé atuando como goleiro contra o Grêmio.

Maldito Futebol Clube

O filme conta a história de um ex-jogador e atual técnico inglês, que atingiu com muitos méritos, bom nível num pequeno clube. Mas ao chegar no Leeds ele enfrenta problemas pelo seu passado.

Ano – 2009

Curiosidades

A estrela é Brian Clough, técnico bicampeão europeu com o modesto Nottingham Forest. O filme cobre um período de seis anos da sua vitoriosa carreira, entre 1968 e 1974, contando justamente o episódio em que foi menos feliz, a curtíssima passagem pelo Leeds United.

Inspirado no livro The Damned Utd. de David Peace, nem tudo no filme é exatamente como aconteceu. Os personagens existiram, o pano de fundo é verdadeiro, mas em inúmeros detalhes autor e roteirista fazem valer a licença poética. Melhor dizer que foi somente inspirado em fatos reais.

El Chanfle

O filme conta a história de um roupeiro do América do México, apesar de ser muito atrapalhado, tem um ótimo coração e um caráter invejável. Em sua vida pessoal passa por dificuldades financeiras e para ter um filho com sua esposa.

Ano 1979

Curiosidades

Nesta produção todos os atores que trabalharam com Chespirito em Chaves e Chapolin Colorado estão neste filme. Em 1979, Carlos Villagrán e Ramón Valdés haviam deixado o elenco de Chaves, respectivamente, e nunca dividiram o palco com Raúl Padilla (Jaiminho) um personagem que entrou para a série depois da saída dos dois, então pode-se dizer que este filme foi o único projeto que reuniu todo o elenco.

Esse é o filme que na tradução para o português o Chaves diz: “Teria sido melhor assistir o Pelé”, no original ele diz “hubiera sido mejor haber ido a ver la película El Chanfle”.

Bonus Ginga – A Alma do Futebol Brasileiro

Para dominar o futebol mundial, o Brasil tem algo mais que as outras seleções não possuem, um estilo leve e maroto de movimentos que eleva a habilidade com abola a um estado de arte. Este documentário, apresentado por Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), leva o espectador por todo o Brasil, seguindo o desenvolvimento de jovens jogadores de futebol. Pelo caminho descobrimos Robinho, na época uma das promessas da Seleção Brasileira.

Já assistiram esses filmes?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: