O PRIMEIRO FILME COM FALAS DA HISTÓRIA

E ai galera, tudo bem com vocês?

The jazz singer (1927)

O Cantor de Jazz entrou para história por ser o primeiro filme falado. O estúdio Warner Bros. já havia feito antes o filme Don Juan com música e efeitos sonoros, mas este é o primeiro a trazer falas (poucas) e números cantados, ganhando um Oscar especial e dando grande impulso ao estúdio Warner que na época estava passando dificuldades financeiras.

Curiosidades

O filme tem 89 minutos e teve o som gravado separadamente das imagens, através de uma tecnologia chamada Vitaphone, desenvolvida pelos estúdios Warner.

O sistema Vitaphone gravava sons em discos e era bastante complexo, precisando ser tocado em sincronia com a projeção. A tecnologia foi usada durante apenas 4 anos, até ser substituída por uma mais avançada.

Como se tratava de uma transição do cinema mudo para o falado, tem longas sequências em silêncios interrompidas com canções esporádicas.

Na época, o racismo ainda era muito evidente nos EUA, e os negros raramente apareciam no cinema. Por isso, o ator Al Jolson utilizou a hoje bastante criticada técnica de maquiagem blackface, na qual um intérprete branco escurece o rosto para se passar por um afro-descendente.

“Espere um minuto, espere um minuto, você ainda não ouviu nada”. Essa foi a primeira frase da história do cinema, sendo eleita a 71ª melhor de todos os tempos pelo American Film Institute.

O filme custou US$ 500 mil – uma grande quantia para os padrões de Hollywood em 1927. Felizmente, a Warner arrecadou uma bilheteria quase 8 vezes maior (US$ 3,9 milhões) e provou que o público estava preparado para a novidade.

 

E alguém já ouviu falar ou viu esse filme?

 

4 comentários em “O PRIMEIRO FILME COM FALAS DA HISTÓRIA

  1. Puxa não fazia ideia destes detalhes. Fiquei curiosa e como muita vontade de assistir ao filme. Obrigada por nos dar estas informações. Oi… Isto não é propriamente um comentário… queria que soubesse que aprecio muito o seu blog e o acompanho também. Por isso indiquei ele pra receber o PRÊMIO VERSATILE BLOGGER AWARD, da uma olhadinha lá quando puder…Muito sucesso! Abraços!
    http://oterceiroato.com/2018/04/29/premio-versatile-blogger-award-para-blogs-e-blogueiros/.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: