O MECANISMO, LAVA JATO E REFLEXÕES POLÍTICAS

E aí galera, tudo bem com vocês?

 

 

Já assisti a série O Mecanismo fazem algumas semanas, mas chamou tanto minha atenção que resolvi ler o livro Lava Jato do escritor Vladimir Netto (inspiração para a criação do roteiro) antes de expor minha opinião.

Primeiramente a série foi criada e dirigida por José Padilha (Tropa de Elite, Robocop e Narcos) um dos melhores, ou senão o melhor diretor brasileiro dos últimos tempos. A direção da série é muito boa, não deixando nada a desejar e mantendo o alto nível de suas outras obras.

O roteiro adaptado não é o melhor quesito, acredito que alguns pontos são fracos, mas sem duvidas me prendeu até o final da temporada. Por motivos óbvios foram alterados os nomes originais dos personagens, assim como o de empresas. Mas fica evidente quem é quem nessa história “fictícia” do Brasil.

As atuações são destacadas, para Selton Mello que é o personagem principal, um homem totalmente afetado pelo trabalho, que doa sua vida profissional e pessoal em função de sua busca pela justiça. Como coadjuvante de luxo aparece Carol Abras, discípula de Selton dentro da PF, possuindo o mesmo faro e instinto de seu mestre.

Agora em relação ao livro Lava Jato que foi inspiração para a série, ele conta de maneira contundente toda as manobras e escolhas feitas pelo juiz Sérgio Moro para iniciar a maior operação contra a corrupção do nosso país, lutando contra as empresas mais poderosas e seus partidos políticos.

A leitura é pesada, tomada por termos políticos e da justiça, porém ele expandiu minha visão em relação a tudo que acontece no Brasil em todas as frentes imagináveis. E isso é assustador por saber que estamos dentro de “um mecanismo” como aponta a série, mas por outro lado aumentou meu interesse por essa questão que está em descrédito com a população brasileira.

Sem duvidas indico o livro para pessoas que desejam entender o que está realmente acontecendo em nosso corrupto país, uma biografia que aborda vários crimes reais e não apenas noticias tendenciosas manipuladas pela mídia.

 

E agora vou expressar minha opinião em relação ao momento atual da nossa política, vivemos num país polarizado em que todos têm o costume de fazer a separação entre, direita e esquerda, mas que na minha opinião a divisão é entre os políticos, os fanáticos e os desinteressados.

E sem duvidas esse é um problema na base, pois acaba por influenciar na população que já não acredita em mudanças e aceita seus “pequenos” subornos diários, assim criando uma reação em cadeia que também influencia as gerações futuras.

Mas evidente que esse não é o problema principal, mas sim a falta de critérios na hora de escolher seus candidatos, estou com trinta e dois anos e desde os dezesseis exerço meu direito de voto, no inicio nunca recebi instruções de como escolher meu candidato, isso deveria ser explicito na escola e principalmente em casa, porém nossas escolhas são baseadas em experiencias pessoais (família, trabalho e etc…), da mesma maneira que escolhemos os nossos times de coração e não por conhecer o trabalho e a carreira dos candidatos. E sim, a grande diferença é que no mundo político nossos representantes devem cuidar de todos os principais projetos e questões que influenciam a saúde, educação e segurança.

Esse é um papo difícil e nem é objetivo desse blog, mas como um cidadão preocupado com o futuro quero fazer a minha parte. 

Agora falando de minhas experiências pessoais, meus pais eram afiliados ao PT, pois sempre foram trabalhadores e acreditavam no discurso que o partido adotou durante todo o tempo em que lutou para chegar ao poder. Assim também fui petista durante algum tempo e não me arrependo, pois um dos melhores momentos vividos pela classe trabalhadora foi o período em que conseguiram a presidência da nação. Porém com o passar do tempo, aprendi a fazer minha escolhas e decidir o que é realmente correto e dessa forma hoje não escolho partidos, dificilmente falo em politica, até porque esse é um assunto problemático, mas é tanta gente escolhendo candidatos por impulso ou apenas por não existir uma opção melhor, que resolvi expressar minha opinião.

Agora realmente falando sério, sem demagogias, vivemos na era digital e possuímos toda a informação (e desinformação também) em nossas mãos, para realizar escolhas de pessoas que vão administrar o “meu” dinheiro e a vida de pessoas que fazem parte do meu dia a dia, não basta apenas ser o “menos” pior. Precisamos de pessoas sérias, que tenham compromisso com a verdade, que coloquem o “nós” sempre a frente do “eu”. Se o candidato X parece ser uma boa opção, procure o que ele fez de bom em suas gestões e também o que ele fez de ruim, pois como agente conhece de Game of Thrones nem todos são do “bem” ou do “mal” e sim somos cinzas. E devemos policiar a todos, e a nós mesmos nesse tipo de assunto.

Outro ponto extremamente difícil de aceitar, são as pessoas que defendem siglas acima de tudo e todos, devo fazer minha escolha e acreditar nela, mas se por algum motivo ela se mostrar errada, temos todo o direito e obrigação de mudar de opinião. Não temos nenhum tipo de vinculo com ninguém, essas pessoas que são escolhidas para nos representarem, são MUITO bem pagas e não precisam de fanáticos alienados e sim de “chefes” que saibam reconhecer os serviços prestados, mas também cobrar e punir quando não o fizer.

Não vou citar nomes dos envolvidos, mas se o candidato que você escolheu fez muito pela sua vida no passado e não faz atualmente, ele não é uma boa opção. Se o seu candidato tem várias promessas inovadoras com frases de efeito fortes, mas não possuí um histórico de bons trabalhos, ele também não é boa opção. Não podemos errar por omissão, é necessário mudar o que hoje está acontecendo e não será colocando pessoas com desvios de caráter, preconceituosas e descansadas que isso vai mudar.

 

Galera, sei que esse foi um post bem longo e isso é apenas minha opinião.

 

 

 

 

4 comentários em “O MECANISMO, LAVA JATO E REFLEXÕES POLÍTICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: