Especial de 1986

E aí galera, tudo bem com vocês?

Meus amigos nesse ano todos esses filmes da lista abaixo estão completando 32 anos, e a ideia de usar essa data é por ser o ano de meu nascimento (o tempo passa, hehehe). Nessa lista estão alguns dos clássicos eternos do cinema e alguns clássicos da nostalgia.

 

Platoon

platoon-backdrop

Gênero: Guerra

Sinopse

Um jovem e inspirado soldado é enviado para o Vietnã e no seu pelotão existem dois lados. O lado do Sargento Barnes, que defende acabar com os vilarejos locais por eles poderem estar abrigando Vietcongues e o lado do Sargento Elias que defende os civis, nesse período o idealismo de Chris acaba diante de tanta violência e loucura.

Curiosidades

O roteiro é baseado na experiência pessoal de Oliver Stone na guerra do Vietnã, e em roteiro que ele finalizou por volta de 1976. (Diretor e escritor do longa)

O orçamento foi de 6 milhões de dólares.
A arrecadação foi de 138 milhões de dólares apenas nas bilheterias dos EUA.
O filme é narrado por Charlie Sheen, estranhamente ecoando a narração de seu pai, Martin Sheen, em outro filme de guerra do Vietnã, Apocalypse Now.
O elenco e a equipe chegaram nas Filipinas no início de 1986, quase simultaneamente ao início da Revolução Edsa de 1986 que derrubou Ferdinand Marcos. Willem Dafoe disse que um dia ou dois depois que ele chegou em Manila, ele acordou para ver uma fileira de tanques rolando pelas ruas.
Recebeu Oscar nas categorias de melhor filme, diretor, som e montagem.

Aliens – O Resgate

aliensoresgate

Genêro: Ficção Científica

Sinopse

Após um longo período a única sobrevivente (Ripley) de uma tragédia espacial, decide voltar ao local para resgatar os sobreviventes, mesmo após descobrir que havia sido colonizado por alienígenas.

Curiosidades

Foi dirigido por James Cameron, o diretor de Avatar, Exterminador do Futuro 2 e Titanic.

Um dos sets utilizados em Aliens, O Resgate permaneceu intacto após o término das filmagens, tendo sido usado também no filme Batman (1989), onde aparece como um dos cenários da Axis Chemicals (cenário em que o Coringa cai no tanque de acido).

Nenhum dos modelos originais da nave Narcissus, que aparece no primeiro filme e onde Ripley começa o segundo, foi encontrado. Os designers tiveram de assistir ao filme original e refazer a nave e seu interior a partir das cenas, desde o início.

O compositor James Horner entrou em atrito com James Cameron muitas vezes na pós-produção do filme por ter tido muito pouco tempo para trabalhar na trilha sonora. Ele contou ter sido forçado a adaptar coisas que já tinha escrito, como a trilha dos episódios II e III de “Jornada nas Estrelas”. O próprio cineasta fez alguns cortes para que a trilha coubesse em sua edição. Horner achou que jamais trabalharia com o diretor novamente, mas fez a trilha de “Titanic” (1997) e de “Avatar” (2009).

A combinação de leite e iogurte que o androide Bishop solta pela boca quando é atingido pela Rainha Alien causou uma intoxicação alimentar ao ator Lance Henriksen. Os líquidos ficaram expostos às altas temperaturas do estúdio e acabaram estragando.

Recebeu Oscar de melhor efeitos sonoros e efeitos visuais.

Curtindo a Vida Adoidado

curtindo-a-vida-adoidado-1

Gênero: Comédia

Sinopse

O especialista em matar aula Ferris Bueller, cria um plano e chama seu melhor amigo (e a ferrari do pai dele) e sua namorada. Para viverem as mais impensadas loucuras, enquanto fogem do diretor da escola Rooney.

Curiosidades

O filme foi um grande sucesso comercial, custando perto de 6 milhões de dólares e arrecadando 70 milhões de dólares.

Foi produzido, dirigido e escrito pelo mago do filmes sobre adolescentes dos anos 80, John Hughes. Em seu currículo estão Esqueceram de Mim, Clube dos Cinco, Gatinhas e Gatões, A Garota Rosa Shocking, Denis o Pimentinha, Flubber e 101 Dálmatas.

Apesar de interpretar um adolescente no filme, Matthew Broderick já tinha 23 anos quando o filme foi gravado.

Alan Ruck, que interpreta Cameron Fryer (melhor amigo), era ainda mais velho que Broderick, com 29 anos durante as gravações.

A estreia de Charlie Sheen foi nesse filme, como o cara que conversa com a irmã de Ferris na delegacia e acaba beijando-a.

O carro que o grupo rouba do pai de Cameron para passear pela cidade é uma Ferrari 250 GT California Spyder 1961. Existem menos de 100 dessas no mundo, e para o filme, foi preciso criar réplicas dela, como na cena de destruição do carro.

Para gravar a cena do desfile, foram necessários dois sábados de gravação e muitos ensaios em estúdio.

O filme gerou uma série em 90, mas durou apenas 13 episódios. Em seu elenco estava Jennifer Aniston, como Jeanie.

 

A Mosca

a-mosca-

Genêro:  Ficção Cientifica/Terror

Sinopse

O cientista Seth Brundle termina sua maquina de teletransporte e decide fazer o teste, mas sem perceber que uma mosca entrou na máquina. O que acaba mudando seu organismo e passa a perceber mudanças no seu corpo.

Curiosidades

Teve orçamento de 15 milhões de dólares e arrecadou 60,6 milhões de dólares em bilheterias.

É um remake de “A Mosca da Cabeça Branca” de 1958.

A maquiagem do personagem de Jeff Goldblum levava cerca de cinco horas para ficar pronta.

Na época, Goldblum namorava Geena Davis e foi ele quem a sugeriu para o papel. Ambos não foram escolhas fáceis para o estúdio, por não serem estrelas conhecidas. Quem diria. O ator viria a ser um dos mais bem-sucedidos dos anos 90, encabeçando os megassucessos Jurassic Park (1993) e Independence Day (1996). Ela estrelaria o divertidíssimo primeiro sucesso de Tim BurtonOs Fantasmas se Divertem (1988), venceria o Oscar por Turista Acidental (1988) e protagonizaria ao lado de Susan Sarandon o cult Thelma e Louise (1991).

Ganhou Oscar de Melhor Maquiagem.

Conta Comigo

conta comigo

Genêro: Aventura

Sinopse

Quatro amigos entram em uma aventura, que busca encontrar o corpo de um desconhecido. No caminho eles vivem eventos marcantes para todas as suas vidas.

Curiosidades

Foi inspirado no conto O Corpo de Stephen King, lançado na coletânea de contos As 4 estações, o qual também continha Um Sonho de Liberdade. Cada conto representava uma estação, e o conto de onde o filme foi retirado era o Outono da Inocência.

Custou 8 milhões de dólares e rendeu 52 milhões de dólares.

Wil Wheaton é o interprete de Gordon Lachance criança. Ele é conhecido no mundo nerd como Wesley Crusher de Star Trek: Nova Geração, e como o grande inimigo, e depois amigo de Sheldon Cooper em The Big Bang Theory.

Os palavrões, apesar de aparecerem em boa quantidade no filme, são mais numerosos no conto.

Chris Chambers foi interpretado por River Phoenix, irmão de Joaquin Phoenix, que apesar de uma curta carreira, alcançou o estrelato com filmes como Indiana Jones e A Última Cruzada (onde interpreta o próprio Indiana na juventude), Garotos de Programa e O Peso de Um Passado. Ele morreu em 31 de outubro de 93.

Jerry O´Connell interpretou Vern Tessio. Ele fez filmes como Joe e as Baratas, Canguru Jack, Jerry Maguire, entre outros. É casado com a atriz Rebbeca Romjim, Mística de X-Men no cinema.

Ace é interpretado por Kiefer Sutherland, na época começando a carreira. Na época ele tinha 19 anos.

Family Guy teve um episódio dedicado a recontar 3 contos de Stephen King, e um deles é O Corpo, mas é totalmente baseado no filme. Peter interpreta Gordie, Quagmire faz Chris, Joe é Ted e Cleveland é Vern. Stewie e Brian fazem uma pequena participação, respectivamente o dono ferro velho, Pressman e o cachorro dele, Bocarra. O prefeito Adam West é Ace, e sua gangue é formada por Homem Fera e Aquático de He-Man, além de Norm da série Cheers. O corpo que eles procuram é o de Meg.

 

Top Gun – Ases Indomáveis

Top-Gun-3

Genêro: Ação

Sinopse

O piloto Maverik é enviado para a escola Naval, mas devido as suas atitudes arrogantes ele acaba por contrariar outros pilotos, entre eles está Iceman. Mas a principal vontade do protagonista é conquistar sua instrutora.

Curiosidades

O ator Val Kilmer não queria atuar e só participou do filme devido a obrigações contratuais que tinha na época.

Foi a primeira vez em que o ator Tom Cruise e o diretor Tony Scott trabalharam juntos. Eles se encontraram nos sets de filmagens novamente em Dias de Trovão (1990).

Algumas cenas foram feitas depois do período de filmagens. A cena de amor por exemplo, é uma delas. A primeira tomada ficou tão ruim, que foi necessário refazer. Segundo os produtores, não havia química entre os atores. Como o cabelo dela estava pintado de preto e o dele estava maior para um outro filme (A Cor do Dinheiro), a cena ficou em azul. Além dessa, a cena do elevador onde eles quase se beijam também precisou ser refeita. Por isso que ela usa um boné e ele está com o cabelo molhado.

Para filmar as cenas com Mcgillis, Cruise precisou usar saltos. Imaginem só o vexame que seria para Cruise aparecer no cinema menor do que uma mulher. (hehehehe ele sempre é menor)

Recebeu o Oscar de melhor canção original.

Crocodilo Dundee

crocodilo

Genêro: Aventura/Comédia

Sinopse

A história de um caçador de crocodilos australiano que é levado para Nova York por uma repórter americana e todas as novas experiências que ele passa a viver.

Curiosidades

O búfalo selvagem e feroz que Mick Dundee acalma na estrada na
realidade foi sedado para que a cena se tornasse real.

O personagem Crocodilo Dundee foi realmente criado pelo ator Paul
Hogan e não existiu na vida real, como afirmava a imprensa.

Foi a segunda maior venda de 1986. Ao todo, ele já faturou mais de 174 milhões de dólares para meros 8 milhões de produção.

Dirigido por Peter Faiman sob a história de Paul HoganCrocodilo Dundee foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro. Este prêmio ele não ganhou, mas o filme rendeu a Hogan milhões de dólares, uma esposa que foi sua parceira de cena e a eterna fama de ser um mito tanto cinematográfico quanto animal.

9 1/2 Semanas de Amor

Semanas de Amor

Gênero:  Drama

Sinopse

A bela Elizabeth se envolve com o rico e misterioso John. No meio desse romance acontecem vários jogos psicológicos e perigosos, que passam a ficar cada vez mais difíceis de serem controlados.

Curiosidades

A versão em vídeo trás cenas mais picantes, que foram cortadas daquela exibida nos cinemas.

Durante o filme a personagem Elizabeth sempre veste roupas brancas ou coloridas, com exceção de quando está com John, quando sempre veste preto ou cinza.

Stallone Cobra

stallone_cobra

Gênero: Ação

Sinopse

O Tenente Cobra está lutando contra uma organização chamada Nova Ordem. Após ele passar a defender a testemunha de um crime, já em sua custódia ele se apaixona e precisa lutar para defender suas vidas.

Curiosidades

Frases famosas

“Com louco eu não negocio, eu mato!”
“A culpa é do juiz. A gente prende e o juiz solta.”
“Você é a doença. Eu sou a cura”.
“Aqui a lei termina… e eu começo!”.
“Você é um… cocô!”
Claro que essas frases são da versão dublada, que nesse caso é a melhor escolha para ter graça. (hehehehe)
O carro dirigido por Marion Cobretti pertence na verdade ao ator Sylvester Stallone. A produtora de Stallone Cobra, encomendou várias cópias do carro para que pudessem ser utilizadas nas cenas de ação do filme.
A atriz Brigitte Nielsen na época era casada com Sylvester Stallone.

 

Então pessoal faltou algum filme que vocês lembram? Comentem caso tenha me esquecido…

2 comentários em “Especial de 1986

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: