MEUS MAIORES INJUSTIÇADOS DO OSCAR

E aí galera, tudo bem com vocês?

Nesse post vou listar os maiores injustiçados no Oscar na minha opinião

Os Bons Companheiros – 1991

goodfeelas

Esse drama dirigido por Scorsese é um clássico, mas o maior problema é não ter ganho por ter competido com Dança com Lobos, que não é um filme ruim, porém nem de longe chega perto das atuações de Robert De Niro, Ray Lyota e Jon Pesci.

 

 Pulp Fiction – 1995

pulp-fiction-image-970x545

Nesse caso é um pouco mais complicado, já que Pulp Fiction competia com Forrest Gump, acredito que a atuação de Tom Hanks foi a melhor, por outro lado não existe comparação no quesito filme. Pulp Fiction mudou a sétima arte.

 

Gangues de Nova York – 2003

GANGUES-DE-NOVA-YORK02

Esse é um dos mais problemáticos, nesse ano além de Gangues de Nova York, ainda concorreu Senhor dos Anéis: As Duas Torres. O vencedor foi o discutido musical Chicago (Academia sempre que possível coloca um musical), mas não existe explicação, Gangues de Nova York apresentou tudo o que era necessário.

 

Mad Max: Estrada da Fúria – 2015

mad-max-resenha

Para quem assistiu Mad Max no cinema ficou bem claro que ele disputaria a premiação, por toda a qualidade em todos os aspectos, principalmente o de melhor filme, mas a academia acabou escolhendo Spotlight, um filme com um ritmo bem lento e que não faz nenhuma diferença para a história do cinema.

 

Bastardos Inglórios – 2009

Bastardos-Inglórios

Outro filme do Tarantino que foi preterido, sendo que dessas vez o escolhido foi Guerra ao Terror que sim é um bom filme de guerra, porém utiliza a formula normal. Já Bastardos Inglórios trabalha com um roteiro muito diferenciado, além de ser extremamente empolgante e ter ótimos personagens.

 

Mickey Rourke

rourke

Sim Rourke foi galã dos anos 80 e 90 e algum momento se perdeu, mas nesse caso acredito terem aproveitado a questão de preconceito e premiaram Sean Penn por Milk, que foi sim uma ótima atuação. Mas Rourke em O Lutador conseguiu nos mostrar a decadência que muito atletas acabam vivendo, de uma forma pesada e bem realista.

 

Leonardo DiCaprio

leonardo-dicaprio-our-oceans-conference

Nesse caso é muito complicado e só não foi o pior de todos, pois em 1999 foi difícil. Mas DiCaprio foi indicado quatro vezes (Gilbert Grape – Aprendiz de Sonhador, O Aviador, Diamante de Sangue e Lobo de Wall Street), além de não ter sido indicado em 1998 por Titanic. Acredito que na suas primeiras indicações realmente não merecia (Titanic é um caso bem difícil, pois devia ao menos ter recebido a indicação), agora em Diamantes de Sangue e Lobo de Wall Street devia ter vencido. Mas o caso dele tem final feliz, pois em 2016 acabou recebendo o Oscar de melhor ator  por sua atuação em O Regresso.

Charles Chaplin

charlie-chaplin-9244327-2-402

Chaplin é uma referência histórica da sétima arte e mesmo sendo um comediante (Gênero pouco premiado pela academia) nos proporcionou alguns dos filmes mais marcantes de todos os tempos, como O garoto, Luzes da Cidade, O Grande Ditador, Tempos Modernos e outros. Acabou recebendo uma premiação honorária em 1972 por toda sua carreira, enfim muito pouco para um dos gênios de todos os tempos.

 

Alfred Hitchcock

Hitchcock_Alfred_06

O que falar de Hitchcock que também foi várias vezes indicado e é inspiração dos melhores diretores da atualidade e não recebeu Oscar por nenhuma obra especificamente, lembrando que foi indicado por Psicose, Janela Indiscreta e outros. Recebeu o Prêmio Irving Thalberg por sua contribuição com obras de alta qualidade na cerimonia do Oscar de 1968.

 

Stanley Kubrick

stanley

Assim como Hitchcock, foi e ainda é inspiração para muitos diretores, suas técnicas eram totalmente diferenciadas e originais. Acabou recebendo quatro indicações para Oscar de melhor diretor (Doutor Estranho, 2001: Uma odisseia no espaço, Laranja Mecânica e O Iluminado) e nunca levou uma sequer.

 

 

O Oscar de 1999

Esse sim, foi o ano da injustiça. Ao menos nas categorias principais não existe um vencedor indiscutível. Começando pelo melhor filme que foi escolhido Shakespeare Apaixonado um filme com atributos de academia, que poderiam ganhar, senão estivessem concorrendo com o Resgate do Soldado Ryan que era o grande favorito naquela premiação, pois era um filme diferente, Spielberg nos brindou com diferenças notáveis, como suas câmeras em primeira pessoa e todas aquelas batalhas violentas e muito reais (Na época filmes desse tema não estavam muito em alta) que nos passaram o sofrimento dos jovens presos naquela batalha.

O próximo caso também é muito duvidoso, tendo Edward Norton em sua excepcional atuação em A Outra História Americana, escolheram Roberto Benigni que até apresentou uma atuação respeitável, mas não chegando nem perto de Norton.

Na categoria de melhor atriz também ocorreu uma escolha muito discutível quando Gwyneth Paltrow com sua atuação no máximo normal venceu, nada mais que Meryl Streep, Cate Blanchett e ainda por cima numa atuação fora dos padrões Fernanda Montenegro que na minha opinião devia ter ganho, mas qualquer uma das três fez muito mais por merecer.

Vou parar por aqui, mas certamente mais três prêmios deixam muita gente pensando.

 

Então galera, vocês concordam ou tem outras pessoas injustiçadas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: