Chaplin: O Gênio do cinema

E aí galera, tudo bem com vocês?

Nesse post faço uma pequena homenagem para um gênio que alterou para sempre a história do cinema.

chaplin

Charles Spencer Chaplin

Nascimento: Londres, 16 de abril de 1889

Falecimento: Corsier-sur-Vevey, 25 de dezembro de 1977

História

Um gênio do cinema mundial, uma grande influência para os maiores diretores de todos os tempos. Tornou-se uma figura emblemática da era do cinema mudo, ficou conhecido pelo personagem Carlitos, criado e interpretado por ele mesmo. Além de ator foi também diretor, produtor, humorista, empresário, escritor, comediante, dançarino, roteirista e músico britânico. Chaplin é um dos primeiros astros da história do cinema, elevando a indústria a um patamar que poucos ousaram imaginar na época. Além de todas essas qualidades sempre foi um grande crítico da sociedade contemporânea, abordando temas como a miséria, desemprego, capitalismo e desigualdade social.

Filmes mais famosos

  • O Grande Ditador – 1940
  • Tempos Modernos – 1936
  • Luzes da Cidade – 1931
  • O Garoto – 1921
  • Em Busca do Ouro – 1925
  • Luzes da Ribalta – 1952
  • O Circo – 1928
  • A Condessa de Hong Kong – 1967
  • Vida de Cachorro – 1918

 

Curiosidades:

Antes de se dedicar ao cinema, Chaplin trabalhou numa fábrica de vidro, além de arrumar uns trocados como ajudante de barbeiro, balconista, jornaleiro e empregado doméstico.

A idéia do filme O Grande Ditador surgiu quando Alexander Korda reparou a semelhança física entre Chaplin e Hitler. O filme chegou a ser utilizado como propaganda anti-nazismo e proibido nos países controlados pela Alemanha nazista.

Chaplin era avesso ao cinema falado, existente desde 1929. Acreditava que a fala era desnecessária e limitava o filme, sendo a mímica uma linguagem mais universal.

Foi o primeiro ator a aparecer na capa da revista Time, em julho de 1925.

Não gostava de gravar com roteiro pronto, imaginava e retocava as cenas durante a própria gravação. Era comum que seu perfeccionismo o levasse a perder horas na confecção de uma única cena.

Algumas Frases Famosas

“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade que de máquinas. Mais de bondade e ternura que de inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá.”

“Se o que você está fazendo for engraçado, não há necessidade de ser engraçado para fazê-lo.”

 

“Se tivesse acreditado na minha brincadeira de dizer verdades teria ouvido verdades que teimo em dizer brincando, falei muitas vezes como um palhaço mas jamais duvidei da sinceridade da platéia que sorria.”

“Nada é permanente nesse mundo cruel. Nem mesmo os nossos problemas.”

“Quem alimenta um animal faminto, alimenta a alma.”

Escândalos

Chaplin foi um mulherengo e sempre se envolveu com jovens atrizes que trabalhavam em seus filmes. Durante seu romance com Edna Purviance, a maior estrela de seus filmes acabou engravidando Mildred Harris, com apenas 16 anos, assim casando com ela. Algum tempo depois se divorciou e manteve casos com as atrizes Pola Negri e Marion Davies. Uma outra grande confusão ocorreu quando foi pego em relações sexuais com a atriz Lita Grey, de 15 anos, a menina engravidou do astro.
Com 54 anos de idade, Chaplin conheceu a filha do teatrólogo Eugene O’Neil, 36 anos mais jovem, mesmo contra a vontade do pai se casaram e nessa relação acabou sossegando, pois ficou com Oona O’Neil até o fim da vida.
Chaplin sempre se envolveu com questões políticas, sendo criticado pelos jornais ingleses por não ter se alistado na primeira guerra mundial. Foi acusado de ser judeu por americanos e foi exilado dos Estados Unidos durante uma viagem para a Europa.
Ídolo 
Independente de todas suas polêmicas, Chaplin sempre será uma referência pelo seu belo trabalho e por nunca ter medo de se arriscar.

 

 

 

3 comentários em “Chaplin: O Gênio do cinema

  1. Pingback: Wonder (Extraordinário) – CRÍTICA – CINESTALGIA

  2. Pingback: Curiosidades STRANGER THINGS 2 – CINESTALGIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: