Entendendo o filme O Homem Duplicado (Enemy) 2013

E ai galera tudo bem com vocês?

o-homem-duplicado-canadá-1

Esse é um filme que deixou muitos pensando e outros muitos dizendo que não faz nenhum sentido.

Primeiramente esse é um filme que exige do espectador mais do que apenas uma hora e meia assistindo, não é do tipo convencional de começo, meio e fim. Ele se utiliza de muitos símbolos e informações que num primeiro momento não parecem ter relevância, mas todos com um objetivo final.

Suas referências são o livro de mesmo nome de José Saramago e o diretor Denis Villeneuve, com atuação principal de Jake Gyllenhaal.

Sinopse do filme

Um professor em sua vida rotineira, descobre que existe um homem idêntico há sua imagem num filme e a partir disso vai atras de descobrir quem ele é.

 

A partir desse momento vão existir SPOILERS, então não continuem lendo antes de assistir o filme.

“Caos é a ordem ainda não decifrada” Essa é a principal busca de Anthony (personagem principal).

Homem Duplicado: Adam representa o que Anthony gostaria de ser, solteiro e num relacionamento aberto, sem cobranças e expectativas. Na minha opinião Adam é criação da mente de Anthony.

Aranhas: Elas apresentam um significado maior na minha opinião, ela representam o que as mulheres são para Anthony, o poder, o pecado e tudo que ele tenta não ser.

Encontro da esposa de Anthony com Adam: Já que ele está sem atuar a seis meses, esse é o novo emprego de Anthony, dando aulas e a sua esposa se espanta por ele estar ali, não por ser um homem igual ao seu marido.

Morte de Anthony: A morte seria a maneira dele trocar de lugar, colocando Adam em sua vida e acabando com o sofrimento pelo qual passava.

Chave: Porta para o proibido ou o que ele não quer mais ser.

Cena final da Aranha: Nessa cena o então Adam estaria na casa do falecido Anthony, assumindo seu lugar de marido. Alguns momentos depois recebe a carta contendo a chave, logo depois dizendo a esposa que terá um compromisso, então ele entra no quarto em que sua esposa entrou e se depara com uma tarantula gigante. A aranha (esposa) se assustou pois reconheceu o marido, pois ele escolheu novamente ser Anthony e o ciclo voltou a o inicio.

Lembrando que isso é a minha opinião do que o filme trata, não quer dizer que existem certo ou errado nessas idéias.

 

Meus Melhores Filmes Brasileiros de Comédia

Os Melhores Tokusatsus Da Minha Infância

5 melhores desenhos da minha infância

9 comentários em “Entendendo o filme O Homem Duplicado (Enemy) 2013

  1. Pingback: HOMEM-ARANHA: DE VOLTA AO LAR – CINESTALGIA

  2. Pingback: Os “Melhores” filmes ruins da minha infância – CINESTALGIA

  3. Pingback: Transformers: O Último Cavaleiro – CINESTALGIA

  4. Pingback: Curiosidades sobre Game of Thrones – CINESTALGIA

  5. Pingback: Meus Melhores Filmes De Drama – CINESTALGIA

  6. Pingback: Meus Melhores Atores De Ação – CINESTALGIA

  7. Interessante a leitura que você faz do filme. Com você mesmo registra: a “referência” é o romance homônimo de José Saramago Da obra do autor lusitano,e sta é uma das que não estão no “panteão da glória”, apesar de não perder nada de sua verve e grandeza. O filme, para mal dos meus pecados, não me agradou e não porque eu seja um seguidor do chavão ” o livro é melhor que o filme!. Nada. Como diz o adagiário: cada macaco no seu galho. Não gosto do livro e penso que o filme (quer tenha sido fruto de adaptação, quer tenha sido apenas ponto de partida) quando comparado ao primeiro consegue mais, digamos, problemático. Há um “quê”, no livro – creio que se pode nomear este “quê” de crise de identidade. marcada por profunda melancolia e senso de inutilidade, de insignificância, visão niilista, bem ao gosto da estética e saramago – que se perde no filme que, ao fim e ao cabo, passa como uma aventura criada a partir de uma “coincidência”… o que, quer me parecer, empobrece a narrativa fílmica. Mas isso é apenas a opinião de um chato. Gostei de sua postagem, gostei de seu blogue. Obrigado pela visita! Abraço

    Curtido por 1 pessoa

    • Sim, é muito difícil para quem aprecia os detalhes que a imaginação de cada um pode fazer, se contentar com uma versão extremamente cortada e por vezes editada por pessoas com outras visões.
      Mas o que seria do sol se não existisse a lua.

      Obrigado pelas observações pontuais e pela visita.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: