Os Meus Diretores Indispensáveis

Quentin Tarantino

Tarantino

Quentin Tarantino é um roteirista e diretor de cinema norte-americano. Considerado um dos grandes inovadores do cinema atual. Ficou conhecido por ter escrito e dirigido filmes como Cães de Aluguel, Pulp Fiction – Tempo de Violência, Kill Bill volume 1 e volume 2, Bastardos Inglórios entre outros.

Tarantino admite ser influenciado pelo cinema inglês, filmes de faroeste e de artes marciais. Seu estilo é considerado inovador e ousado, com traços de violência e humor.

Nascimento: março de 1963 em Knoxville, Tennessee, EUA.

Recebeu 1 indicação para o Oscar de melhor diretor e 2 indicações para o Globo de Ouro de melhor direção.

 

Martin Scorsese

scorsese

Martin Scorsese é um cineasta, roteirista, produtor e diretor Norte-Americano. Considerado o melhor diretor de todos os tempos por muitos. Suas principais produções são Taxi Driver, A Ilha do Medo, Gangues de Nova York, Touro Indomável entre outros.

Scorsese aos 14 anos, se dedicou ao sacerdócio, ingressando num seminário. Contudo, seu amor pelo cinema o impediu de seguir a carreira religiosa, impulsionando sua trajetória no mundo cinematográfico. Sua exposição ao catolicismo influenciou demais em seus primeiros curtas, ainda nos anos 50, sua principal influência no entanto foi o neo-realismo italiano, de quem ele era fã, sobretudo de Fellini, De Sica e Rosselini. Outro cineasta que foi bastante importante para sua formação foi o brasileiro Gláuber Rocha, principal nome do Cinema Novo.

Nascimento: Novembro de 1942 em Nova Iorque, EUA.

Recebeu 8 indicações para o Oscar de melhor diretor, ganhando apenas uma pelo filme Os Infiltrados (2006) e outras sete indicações ao Globo de Ouro, ganhando duas vezes pelos filmes Gangues de Nova York (2002) e Os Infiltrados (2006).

 

Steven Spielberg

Steven-Spielberg

Steven Spielberg é um premiado cineasta, produtor, roteirista e empresário norte-americano. Com certeza é o diretor mais influente de todos os tempos e suas principais produções são A lista de Chindler, Tubarão, Os Caçadores da Arca Perdida, Jurassic Park entre outros.

Spielberg com 19 anos iniciou o curso de cinema e com 22 anos passou a fazer curtas e recebeu a oportunidade de trabalhar na Universal Studios. Seu primeiro sucesso foi Tubarão em que inovou as produções com seus efeitos especiais diferenciados para época. As principais influências dele são Akira Kurosawa, David Lean, Frank Capra e John Ford, as obras deles são referências para quando está criando.

Nascimento: Dezembro de 1946 em Cincinnati, EUA

Foi indicado cinco vezes para o Oscar de melhor diretor e ganhou em duas oportunidades (A Lista de Childler – 1993 e O Resgate do Soldado Ryan – 1998) e seis indicações para Oscar de melhor filme. Recebeu dez indicações ao Globo de Ouro e foi premiado duas vezes (A Lista de Childler – 1994 e O Resgate do Soldado Ryan – 1999).

 

M. Night Shyamalan

m_night_shyamalan

M. Night Shyamalan é um diretor, roteirista, produtor e ator ocasional, muito conhecido por tramas sobrenaturais da atualidade. Seus principais filmes são O Sexto Sentido, Corpo Fechado, Fragmentado entre outros.

Shyamalan no fim da adolescência criou muito problemas para seus pais ao escolher sua carreira, se negou a ingressar em medicina na Universidade da Pensilvânia, como eles queriam e foi estudar cinema da Tish School of the Arts, da Universidade de Nova York. Formou-se aos 22 anos. Seu primeiro sucesso foi Olhos Abertos (1998) apresentando sinais que seriam complementados no Sexto Sentido (1999). Suas principais influências são Steven Spielberg,  Francis Ford Coppola, George Lucas e Alfred Hitchcock.

Nascimento:  Agosto de 1970 em Mahé, Kerala, Índia

Foi indicado para o OSCAR de melhor diretor (Sexto Sentido – 2000).

 

Irmãs Wachowski

irmãswachowski

Lilly e Lana Wachowski são cineastas, produtoras e roteiristas americanas, muito conhecidas pela trilogia Matrix, Speed Racer, Cloud Atlas e por serem transgêneras (Anteriormente Andy e Larry Wachowski).

Lilly e Lana largaram a faculdade e abriram uma loja de materiais de construção e começaram a escrever roteiros paralelamente, sendo o filme Assassinos (1995) seu primeiro sucesso.

Nascimento:

Lana, Junho de 1965 em Chicago, EUA

Lilly, dezembro de 1967 em Chicago, EUA

George Lucas

george-lucas

George Lucas é um cineasta, produtor cinematográfico e roteirista americano, muito influente no mundo das artes por conta de suas obras muito a frente do seu tempo. Seus principais filmes são as franquias Star Wars e Indiana Jones.

George Lucas decidiu estudar cinema após sofrer um acidente automobilístico e dessa maneira passou a enxergar a vida de outra maneira. Estudou na Universidade da Califórnia do Sul, uma das primeiras a ter o curso específico para cinema. Em 1973 escreveu Loucuras de Verão, que foi um grande sucesso e permitiu colocar em prática seu ousado plano futuro.

Suas principais influências foram a série Doctor Who e Akira Kurosawa, além de ter criado uma empresa e trabalhado junto de Francis Ford Copolla.

Nascimento:  maio de 1944 em Modesto, Califórnia, EUA

Foi indicado ao Oscar de melhor diretor em duas oportunidades (Loucuras de Verão – 1973 e Star Wars: Episódio IV – 1977), além de ter ganho duas vezes o Globo de ouro de melhor diretor (Loucuras de Verão – 1973 e Star Wars: Episódio IV – 1977).

 

Christopher Nolan

Christopher-Nolan

Christopher Nolan é um diretor, roteirista e produtor Inglês, provavelmente é o mais bem sucedido cineasta com apenas nove longa-metragens no currículo. Seus principais filmes são a Trilogia Batman, A Origem, Interestelar entre outros.

Nolan estudou literatura inglesa na University College of London, enquanto fazia filmes com alguns amigos. Seu primeiro filme a fazer sucesso foi Amnésia (2000) com um brilhante roteiro. Naquele ano seu trabalho foi considerado um dos mais inovadores e chegou a ser indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro.

Suas principais influências vem de Stanley Kubrick além de ser grande fã de James Bond.

Nascimento: Julho de 1970 em Londres, Inglaterra

Recebeu uma indicação para o Globo de Ouro de melhor diretor A origem (2010).

 

Os Melhores Tokusatsus Da Minha Infância

Meus Canais Indispensáveis De Cinema No Youtube

Minha Lista Dos Melhores Filmes De Comédia Romântica

 

Um comentário em “Os Meus Diretores Indispensáveis

  1. Pingback: Meus Melhores Filmes De Super-Heróis – CINESTALGIA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: